Aderir como signatário

O Pacto de Autarcas reúne os vários níveis de governança, bem como organizações de apoio, agências e associações relevantes para que participem na iniciativa e ajudem a acelerar a ação para o clima e energia a nível local. Veja abaixo mais detalhes sobre como pode participar.

As autarquias locais representam um papel crucial na mitigação das alterações climáticas e na adaptação. A participação no Pacto de Autarcas para o Clima e Energia apoia-os neste empreendimento, fornecendo-lhes o reconhecimento, os recursos e as oportunidades trabalho em rede necessários para fazer ascender os seus compromissos de energia e clima ao nível seguinte.


Quem é elegível?

O Pacto de Autarcas para o Clima e Energia é aberto a todas as autarquias constituídas por representantes eleitos democraticamente, independentemente da sua dimensão e fase de implementação das políticas energéticas e climáticas.

As autarquias contíguas, de pequena e média dimensão, podem também, e de acordo com algumas condições, decidir aderir à iniciativa em grupo, e entregar um plano de ação conjunto com metas individuais (opção 1) ou metas assumidas coletivamente (opção 2), de forma a adotar um compromisso de redução de CO2 de, pelo menos, 40 % e de maior adaptação às alterações climáticas.

Lista de signatários

Como participar?

Para participar neste movimento crescente, as autarquias locais devem submeter-se ao seguinte processo:

STEP 1

Present the Covenant of Mayors for Climate and Energy initiative to the municipal council for a broad political support

STEP 2

Once an official resolution has been adopted by the council, mandate the mayor - or equivalent representative of the council - to sign the Covenant adhesion form;

STEP 3

After signature, complete your information online and upload your duly signed adhesion form. Take note of the next steps.

Porquê participar?

Os Signatários do Pacto de Autarcas encontram várias razões para aderir ao movimento, que incluem:

Quando participar?

As autarquias locais podem assinar o Pacto de Autarcas para o Clima e Energia em qualquer altura. Recomenda-se alinhar as atividades de planeamento locais com as atividades de relatórios do Pacto para criar sinergias e facilitar o processo de planeamento.