Recursos de adaptação

Recursos de adaptação

O Pacto de Autarcas – Secretariado Europeu, muitas vezes em colaboração com as autoridades europeias ou nacionais e outras partes interessadas, oferece apoio online e offline, e também permite aos signatários aprenderem uns com os outros. Quer esteja apenas a iniciar a adaptação, quer já esteja a proceder à sua implementação ou a acompanhar o seu plano de adaptação, a comunidade do Pacto está aqui para lhe dar apoio.

A Ferramenta de apoio de adaptação urbana, desenvolvida em conjunto pelo Pacto de Autarcas – Secretariado Europeu e a Agência Europeia do Ambiente, é o principal recurso de adaptação para a comunidade do Pacto. Esta ferramenta fornece orientação através de todas as etapas necessárias para desenvolver e implementar uma estratégia de adaptação e indica-lhe ferramentas e materiais de orientação valiosos. A ferramenta foi testada e aprovada por cidades signatárias do Pacto.

 uast logo 0uast2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Folheto

Como se preparar para inundações, ondas de calor e outros impactos das alterações climáticas

Inspire-se nas regiões e cidades do Pacto de Autarcas!

Consulte a nossa publicação de adaptação mais recente.

Webinars

webinars

Assista às gravações dos nossos webinars sobre a adaptação às alterações climáticas!

Veja quais são os próximos na nossa agenda online.

 

 

Ligações úteis

Pode encontrar orientações adicionais no Guia do PAESC do Pacto, e o modelo de relatórios e as linhas de orientação do Pacto ajudam os signatários a estruturar as respetivas ações de adaptação.

O Visualizador do Mapa de Adaptação Urbana visa fornecer uma visão geral sobre os perigos do clima, atuais e futuros, que as cidades europeias enfrentam, a vulnerabilidade das cidades a estes perigos e a sua capacidade de adaptação. O visualizador do mapa reúne informações de várias fontes sobre a distribuição espacial observada e projetada e a intensidade de altas temperaturas, inundações, escassez de água e incêndios florestais.

Uma plataforma aberta que foi projetada para diversas necessidades e interesses - desde a ciência, política à prática; setores público, privado e voluntários; grandes e pequenas organizações, bem como particulares que fornecem uma base de dados de conhecimento, na qual se congrega o pensamento mais recente sobre capital natural, serviços ecossistémicos e soluções baseadas na natureza.

Na área restrita para a comunidade do Pacto, pode proceder a intercâmbios com os seus pares através de fóruns de discussão e encontrar materiais adicionais na biblioteca de recursos do Pacto. O MyCovenant também possui um módulo de aprendizagem eletrónica dedicado à adaptação, e pode pedir apoio aos seus colegas graças à ferramenta de aprendizagem entre pares.