Recursos de adaptação

Recursos de adaptação

O Pacto de Autarcas – Secretariado Europeu, muitas vezes em colaboração com as autoridades europeias ou nacionais e outras partes interessadas, oferece apoio online e offline, e também permite aos signatários aprenderem uns com os outros. Quer esteja apenas a iniciar a adaptação, quer já esteja a proceder à sua implementação ou a acompanhar o seu plano de adaptação, a comunidade do Pacto está aqui para lhe dar apoio.

A Ferramenta de apoio de adaptação urbana, desenvolvida em conjunto pelo Pacto de Autarcas – Secretariado Europeu e a Agência Europeia do Ambiente, é o principal recurso de adaptação para a comunidade do Pacto. Esta ferramenta fornece orientação através de todas as etapas necessárias para desenvolver e implementar uma estratégia de adaptação e indica-lhe ferramentas e materiais de orientação valiosos. A ferramenta foi testada e aprovada por cidades signatárias do Pacto.

Ligações úteis

É possível encontrar outras orientações no guia do Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima (PAESC) do Pacto, e o modelo de relatório e as orientações do Pacto ajudam os signatários a estruturar as suas ações de adaptação.

As cidades signatárias também podem encontrar uma grande variedade de estudos de casos de exemplos testados e comprovados na secção da Biblioteca deste sítio Web.

Como pagar a adaptação?

Pode procurar o financiamento europeu ou o programa de financiamento que se adapta às suas necessidades através do guia interativo de financiamento do Pacto, e pode encontrar mais informações e orientações sobre este assunto nas nossas brochuras e webinars dedicados.

Em Meu Pacto, a área restrita para a comunidade do Pacto, pode trocar impressões com os colegas através de fóruns de discussão e encontrar materiais adicionais na biblioteca de recursos do Pacto. Em Meu Pacto também se apresenta um módulo de aprendizagem eletrónica dedicado à adaptação, e pode solicitar apoio aos seus pares graças à ferramenta de aprendizagem entre pares.