Financiamento

Oportunidades de financiamento para planos de ação de energia sustentável e clima

O acesso a financiamento é fundamental para transformar os planos de ação ambiciosos em projetos. A página de Instrumentos Financeiros fornece à Comunidade do Pacto de Autarcas informações claras e práticas sobre financiamento e oportunidades de financiamento.

O guia interativo de financiamento reúne informações sobre as iniciativas da União Europeia, dos Estados-Membros e das principais instituições financeiras, como o Banco Europeu de Investimento. O guia também inclui informações sobre serviços de apoio e outros regimes de financiamento inovadores.

A secção de ligações úteis recolhe as publicações de financiamento mais relevantes para a Comunidade do Pacto, incluindo os melhores exemplos e lições aprendidas.


Guia interativo de financiamento


PESQUISA AVANÇADA Limpar tudo



Mecanismo de Cidades Europeias (EUCF)

O Mecanismo de Cidades Pan-europeias é configurado ao abrigo do Horizon 2020. O EUCF apoia os municípios, os seus agrupamentos, bem como as entidades públicas locais que os agregam em toda a Europa para desenvolver conceitos de investimento e acelerar os investimentos em energia sustentável. Com uma subvenção de 60.000 euros, o EUCF financia serviços e atividades para apoiar o desenvolvimento de conceitos de investimento, tais como estudos (técnicos) de viabilidade, análises de mercado, dos intervenientes, dos riscos, análises jurídicas, económicas e financeiras, etc. A subvenção não se destina a financiar investimentos diretamente

NextGenerationEU

NextGenerationEU (NGEU) é o instrumento temporário concebido para impulsionar a recuperação, como parte do maior pacote de estímulo alguma vez financiado na Europa. O Mecanismo está à disposição dos estados-membros, mas pode também servir para financiar projetos locais.

Mecanismo de Recuperação e Resiliência

O Mecanismo é um instrumento de recuperação temporária que permite à Comissão angariar fundos para ajudar a reparar os danos económicos e sociais imediatos provocados pela pandemia do coronavírus. Financia planos de recuperação e de resiliência apresentados pelos Estados-Membros, incluindo reformas e investimentos a implementar até ao final de 2026. Mais informações.

Obrigações Verdes do NextGenerationEU

As obrigações com rótulo Ambiental, Social e de Gestão Empresarial (ESG) são um segmento em rápido crescimento nos mercados de capitais. Os dois tipos mais populares de obrigações com o rótulo ESG são as obrigações sociais e as obrigações verdes. Como parte da NextGenerationEU, a Comissão Europeia irá emitir 30% do Mecanismo NGEU como as obrigações verdes. O objetivo destas obrigações é:

  • Proporcionar o acesso a uma vasta gama de investidores, em particular investidores focados em ESG, em conformidade com os objetivos da estratégia de financiamento do NextGenerationEU.

  • Aumentar a dimensão do mercado de obrigações verdes e inspirar mais emissores a emitir obrigações verdes.

  • Aumentar os fluxos financeiros para tecnologias verdes com potencial de risco, beneficiando assim a economia real a longo prazo, graças a uma maior disponibilidade de um ativo verde seguro e considerável para diversificar os investimentos verdes. Os investimentos em projetos verdes mais arriscados podem ser equilibrados com obrigações verdes seguras do NextGenerationEU.

Ligações úteis

Nesta secção encontram-se recolhidas as principais publicações, incluindo as melhores práticas da comunidade do Pacto de Autarcas, as lições aprendidas e relatórios úteis das principais instituições da UE. Estão disponíveis mais publicações apenas para a comunidade do Pacto de Autarcas e pode aceder-se às mesmas através da biblioteca de recursos na área privada (MyCovenant) deste sítio Web.

Desenvolvemos, de forma notável, uma série de 4 folhetos para guiá-lo através da grande variedade de oportunidades de financiamento e fundos para as suas ações da energia e do clima: 

financing 4 leaflets 500x

  1. Innovative Financing Schemes

  2. Project Development Assistance

  3. EU Funding Programme

  4. Financial Institutions Instruments

And also...